Regiões Turísticas

Regiões Turísticas do Espírito Santo

O Espírito Santo está dividido em dez Regiões Turísticas que, ricas em sua diversidade, unem lazer, negócios, eventos, gastronomia, cultura, história e belezas naturais. A combinação distinta do mar com as montanhas, o contraste entre tradição e modernidade, agitação e tranquilidade, esportes e eventos culturais, entrelaçam um roteiro imperdível e cheio de aventura, descobertas e muita diversão.

As peculiaridades de cada município são reveladas através das belas praias, cachoeiras incríveis, culinária diversificada, entretenimento e, principalmente, dos diferentes tipos de clima. Em 40 minutos é possível sair do clima quente das praias e da autêntica moqueca capixaba, para apreciar o aconchego das montanhas com direito a pratos alemães e italianos e um bom vinho.

A tudo isso pode-se acrescentar atrações das mais variadas, como esportes radicais – raffting, rapel e voo livre; o ecoturismo; agroturismo; o turismo náutico; festas religiosas, culturais, e musicais; e o patrimônio histórico-cultural capixaba. Todas essas riquezas culturais e naturais fazem parte do Espírito Santo.

Região Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras

Como principais atrativos naturais estão as cachoeiras e as formações rochosas, seguidas pela diversidade cultural e étnica. Essa Região Turística é formada por oito municípios, cujos atrativos naturais e tradições atraem visitantes em busca de aventura, de história e de cultura.

Municípios: Água Doce do Norte, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.


Região Doce Terra Morena

A Região Turística Doce Terra Morena é formada por cinco municípios que têm como destaques a atividade econômica baseada na agropecuária, as belezas naturais e a possibilidade da prática de esportes e de lazer. O Balneário de Mucuri, a reserva ecológica Córrego do Veado, as festas culturais, a gastronomia e a música (forró), além de eventos esportivos, como motocross, esportes de verão e caminhadas ecológicas, são os principais atrativos turísticos da região.

Municípios: Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

Região Caparaó Capixaba

A interação entre o homem e a natureza é um traço marcante desta região, que conta com uma rede de educadores ambientais dedicados a fortalecer os laços da população com o meio ambiente, a cultura e a história local. As feiras de agroturismo, os encontros dos educadores ambientais e o projeto Mova Caparaó também desempenham um papel fundamental na busca pelo conhecimento local e sua preservação. Os principais atrativos incluem o Pico da Bandeira, a Cachoeira da Fumaça e o circuito dos Caminhos do Tropeiro.

A Região Caparaó Capixaba é composta por 11 municípios localizados no entorno do Parque Nacional do Caparaó e do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, situados na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira.

Municípios: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Região Metropolitana

Esta região concentra um grande e diversificado número de atrativos. Os geográficos vão desde praias e montanhas a parques ambientais, mangues, lagoas e cachoeiras. Entre os culturais, destacam-se o artesanato da panela de barro, os grupos de congo e espaços de arte e cultura. O rico patrimônio histórico e os modernos espaços de convenções constituem-se em fortes atrativos, juntamente com os parques aquáticos e os espaços de lazer, entretenimento noturno e esportes náuticos. Já a Festa de Nossa Senhora da Penha, os Passos de Anchieta e os eventos esportivos atraem grande número de turistas. A Região Metropolitana é formada por sete municípios, que abrigam quase metade da população do Espírito Santo (46%) e 57% da população urbana do Estado. Produzem 58% da riqueza e consomem 55% da energia elétrica produzida.

Municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cariacica, Viana e Fundão.

Região Montanhas Capixabas 

A história e a cultura locais são fortes atrativos desta região e estão ligadas à imigração de europeus, seus costumes e hábitos. Esse aspecto influenciou a arquitetura, a gastronomia e as manifestações culturais como grupos de dança, canto e eventos. Preservam áreas verdes, desenvolvem o projeto dos Corredores Ecológicos e contribuem para o desenvolvimento da atividade turística, em especial para o segmento do agroturismo. A Região Montanhas Capixabas é formada por dez municípios que preservam a fauna e a flora, tão ricas nessa região, com montanhas, vales, cachoeiras, orquídeas e beija-flores.

Municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Venda Nova do Imigrante.

Região Sul Capixaba dos Vales e Café

A arquitetura eclética certamente é um dos principais atrativos da região, acrescido por cachoeiras, trilhas, comunidades quilombolas, rico artesanato, manifestações folclóricas e sítio histórico tombado. A Região Sul Capixaba dos Vales e Café é formada por seis municípios, que possuem em comum belezas naturais, construções históricas, tradições dos imigrantes e a forte influência da cafeicultura.

Municípios: Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.

Região dos Imigrantes 

Como principais atrativos turísticos da região estão as cachoeiras, o polo de uvas e vinhas, a infraestrutura para prática do voo livre e o rapel. Os eventos culturais como o Caminho do Imigrante, a Festa Pomerana e as várias festas de emancipação política, junto com sua gastronomia baseada nas diversas receitas tradicionais das famílias dos imigrantes europeus, compõem a força de atração local. A Região dos Imigrantes é formada por oito municípios que, em sua maioria, possuem como principal característica a presença dos imigrantes europeus, que deu origem à diversidade cultural do Espírito Santo.

Municípios: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Ibiraçu, João Neiva e São Roque do Canaã.

Região da Costa e da Imigração

As praias são os maiores atrativos desta região, que possui uma gama de atrações ligadas à fauna e flora de restinga, de mangue e oceânica. Oferece equipamentos de mergulho e passeios marítimos para as ilhas e manguezais da região. Seu patrimônio histórico está ligado à vida e obra da Companhia de Jesus e do Beato Anchieta. A área rural começa a se estruturar para receber turistas, e as indústrias existentes e as que estão chegando na região, irão promover novos deslocamentos turísticos com base no segmento de negócios e eventos.

A Região da Costa e da Imigração é formada por sete municípios que têm como base a história, a natureza, o esporte de aventura e a cultura. Com muitas belezas naturais, esta região é propícia para a prática de esportes radicais nas cachoeiras e nas rampas de voo livre, além de oferecer uma gastronomia típica e diversificada.

Municípios: Anchieta, Iconha, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

Região Doce Pontões Capixaba

O foco da atração é o Polo Comercial e os produtos agroindustriais das propriedades rurais que estão se estruturando para o desenvolvimento do agroturismo, além do turismo de aventura e do turismo de negócios. O principal atrativo geográfico é o Parque dos Pontões, além do patrimônio histórico e cultural da região. A Região Turística Doce Pontões Capixaba é formada por nove municípios, onde as formações rochosas, a hidrografia, as manifestações culturais, os eventos e algumas personalidades fazem desses municípios locais interessantes para se visitar.

Municípios: Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte.

 

Região do Verde e das Águas

Com atrativos bem diversificados, a região formada por sete municípios, apresenta como destaque o Parque Estadual de Itaúnas e suas dunas, o sítio histórico de São Mateus, a Lagoa Juparanã, o artesanato e as culturas indígenas, o manguezal de Aracruz, o Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu, a Fábrica da Aracruz Celulose, o polo moveleiro, a agroindústria, a exploração de petróleo e gás, a Reserva de Sooretama e as diferentes praias locais, urbanizadas ou desertas, próprias para esportes radicais e para a prática do nudismo.

Municípios: Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama.

Alinhamento Horizontal da Imagem: Centralizado

Alinhamento Vertical da Imagem: Centralizado

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard